Projeto Arte Experiente da Terceira Idade

O projeto “Arte Experiente da Terceira Idade”, desenvolvido pela professora Letícia Antunes de Moura Godinho é aplicado duas vezes por semana, pelo período de três horas em cada período, está sendo desenvolvido no Lar de Irmã Terezinha

O projeto consiste na aplicação da Arte Terapia, que é a utilização de linguagens artísticas, predominantemente plásticas, de símbolos, metáforas e de forma geral da criatividade em processos terapêuticos. Por trabalhar com o criativo, lida com o novo e com processos de criação artísticos. Por envolver os sentidos, o “fazer”, é em geral muito revitalizante e às vezes também relaxante.

Proporciona a possibilidade de ver “o velho” com “um novo olhar”, de reconstruir de formas novas, velhas percepções.

 

A Arte Terapia favorece, por meio da estimulação da expressão e do desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora, a liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens pertubadoras do inconsciente, contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos, processo de individuação e equilíbrio físico/mental/espiritual.

O projeto de Arte Terapia pretende por meio da arte, favorecer-lhes a expressão das emoções, das vivências internas, das elaborações do pensamento, sem porém haver a intencionalidade de aprofundamento terapêutico em casos individuais. Este trabalho procura ocupar melhor o tempo dos idosos dentro da instituição em que estão sendo atendidos, incentivar-lhes a socialização, por meio do diálogo entre os participantes do grupo, mostrar-lhes que o envelhecimento não impede que o indivíduo possa aprender, possa criar ou mesmo descobrir aptidões nunca manifestadas ao longo da vida pregressa, por fim, proporcionar-lhes o prazer da produção artística, da exposição dos trabalhos feitos e da aceitação dessas produções pela sociedade.

Patrocinado pela Fundação José Carlos da Rocha.


Desenvolvido por CMC Multimídia